Tutorial: Cupcakes

Bom, fiz os cupcakes. Alias, tentei fazer, foram lá e meteram a mão neles em meu lugar…enfim…
Vou dividir este tutorial em duas partes. Na primeira eu ensino a receita, mostro as fotos do preparo e dou links úteis. Na segunda parte (e quem quiser, pode pular) eu falo sobre o que aconteceu nos bastidores, para que sirvam de dicas psicológicas para que o seu dia não seja tão traumático quanto foi o meu… Vamos lá.

Parte 1: A Receita

Bem, existem vários tipos de receitas e recheios para eles. Para começar faça os de baunilha, e com o tempo avançe para os de chocolate e afins. Na receita dos cupcakes de baunilha existem duas receitas fáceis: Esta aqui onde você manuseia todos os ingredientes e a que eu fiz ontem que nada mais é que a utilização de um pacote de bolo pronto no sabor baunilha e prepara-lo conforme descrito na embalagem. O grande segredo é que após bater em liquidificador no tempo estipulado, acrescente 1 copo de iogurte natural e 1 pacote de gelatina (comum) no sabor de sua preferência. A gelatina serve para dar cor e um saborzinho delicado. Como eu dividi minha massa em duas partes fiquei com medo de colocar um pacotinho inteiro de gelatina em cada parte, mas vai por mim, pode colocar sem medo pois vai realçar a cor.

A mistura das gelatinas na massa

Após bater tudo, distribua nas forminhas de papel que deveram ter embaixo outra forminha de metal ou uma daquelas formas grandes com buracos para encaixe sabe? Aquelas típicas para Cupcakes que vendem em qualquer loja do ramo. Para maior precisão de quantidade colocada recomendo usar um saco de confeitar e encher a forminha até a metade ou um pouquinho mais acima disso para que eles crescem um pouquinho a mais e fiquem com a aparência de cupcakes fofinhos. Na minha distribuição eu usei colher e me arrependi pois fiquei sem medida, mas deu mais ou menos de 2 à 3 colheres cheias.
PS: É importante que as forminhas de papel utilizadas sejam mais “durinhas” para que o bolinho não fique enorme nos lados e não cresça para cima. Ok?

O tempo no forno é de mais ou menos 35 à 40 minutos assando a 170 à 180º e sempre na grade do meio para não queimar a parte inferior do bolinho.

Depois do tempo no forno, espete um palito e se ele sair limpo, estará assado. Cuidado para não fazer como eu e tirar de uma vez do forno e ver seus bolinhos murcharem, hehehehe.

Bom, depois de esfriar é só soltar a imaginação para confeitar. Como eu disse antes, comprei Glacê Real conforme orientação da mocinha da loja pois o mesmo fica “durinho” e não desanda como chantilly. É fácil de bater, só seguir as instruções da embalagem, porém achei que fica muuuito doce. Fica a dica. Comprei também pasta americana que é deliciosa no manuseio e dá um efeito muito bacana para confeitaria. Comprei corantes específicos para ambos e confeitos cor prata e o resultado final é este

Glacê colorido

Minha sogra…tomando conta dos “bolinhos dela”…

Resultado final, tcharam!

O rendimento com 1 mistura para bolo foi de 16 bolinhos. Para quem me perguntou sobre o tempo que ele dura, é difícil dizer. Mas na geladeira me informaram que dura mais de 2 semanas gostoso e lindão, pois tanto o glacê real como a pasta não vão desandar tampouco suar ou qualquer outra melequeira…

Onde encontrar os materiais? Aqui, aqui, aqui tem uma apostila online e aqui está o link do flickr de onde tirei as imagens do post passado. Corra pra ver, a mulher é uma maga dos cupcakes.

Bom aqui termina a Parte 1 da história. Conforme informei antes não é necessário ler a Parte 2 se você não quiser….ok?

Beijos!

Parte 2: Bastidores e traumas

Tudo começou muito bem. Tive de utilizar a cozinha da casa da minha sogra pois a da casa da minha mãe tem gatinhos demais (amo gatos, mas não os pelinhos). Pedi ao marido para fotografar e se possível filmar para fazer uma surpresa à vocês.Porém derrepente ví todos os meus sonhos (sim, porque eu sonho com meus projetos sejam eles quais forem) indo pelo ralo.

Minha sogra apareceu bem no momento de confeitar e já se ofereceu para meter a mão em tudo. Tentei com o máximo de calma possível explicar como usar os saquinhos e bicos de confeitar, mas quando reparei ela já estava lá melecando tudo, soltando glacê displicentemente sob os bolinhos e ainda por cima cantando alto que os bolinhos eram dela…

Aos poucos foram chegando mais e mais pessoas: Os priminhos pequenos do Thiago, os tios, o pai…e logo minha sogra foi deixando todos darem uma “mexidinha” nos meus bolinhos!!
Ví as crianças derrubarem pasta americana que eu acabara de colorir pelo chão, ví várias mãos sujas pegando na minha revista de bolos, teve gritaria e gente se gabando dos MEUS cupcakes!!!

Eu explodi: Subi pro quarto e chorei horrores. Desci furiosa e achei meu marido e a priminha de sete anos na cozinha “confeitando” os coitados. Comecei a jogar pasta americana em cima dos bolinhos que nem uma louca chorosa até que consegui arrumar a pior briga que já tive com o marido… Por alguns instantes joguei tudo pro alto e quem sabe agora eu estivesse solteira…Mas ele esfriou a cabeça e me deu a mão, conversamos muito e pedimos desculpas um pro outro.

Depois de tudo terminado e de tantas lágrimas perdidas, fomos dormir nos estranhando. O dia nasceu novamente e seguimos nossos destinos certos de que só voltaremos a fazer cupcakes quando tivermos a nossa casa…

Leia Também:

Anúncios

Sobre Sam
Criou o CSG em 2009 e de lá pra cá não desistiu de provar que é possível se casar com a grana que se tem!

17 Responses to Tutorial: Cupcakes

  1. Eliane Conde says:

    Olha, nem te conheço mas vou dando meu "pitaco"!! Achei lindo o seu blogger e toda a sua dedicação pelos seus projetos…Já sou casada há 18 anos e te digo uma coisa, quando estou na casa da minha sogra, "danço como ela" …. assim, nunca dá briga…Escolhemos vestidos, brincos, amigos, maridos …. mas, sogra e família vem de presente pra gente aprender a ter "paciência".Bjus no seu coração … conte até DEZ e tenha paciência, o que importa na vida é como escolhemos viver a nossa vida!Obrigada por compartilhar um pouquinho da sua vida!PS.: desculpe pelo "pitaco" … vou colocar a sua dica no meu blogger.

  2. Michele says:

    Hummm adorei, vou fazer cupcake tbm^^Sogra as vezes enche o saco mesmo nee… a minha eh gente boa, mas na cozinha eh uma bosta… enche o saco pa caramba falando "EU costumo fazer assim…" "ahh, eu SEMPRE faço assim…" e se eu tento falar algo q eu costumo fazer ela nao leva muito em conta… soh começa a fazer qdo alguma amiga dela diz q faz do mesmo jeito….sogras… nao ha o q fazer com elas… o jeito eh aguentar e rezar pra conseguir uma casa logo pra nós rs…

  3. fernanda says:

    porre de sogra, hein?.. desculpe, mas é!.. =/e quer saber? acho que vc tem é que se posicionar mesmo e deixar claro (sem que para isso precise armar uma guerra!!)que não gostou!.. tem gente que não se toca se a gente for muito meiga e sutil!.. que bom que vc e seu querido se uniram de pois do stress!! e, ah! claro!!! os SEUS cupcakes ficaram um arraso!! parabéns!!bjs,

  4. Eu comi o branquinho com bolinhas vermelhas… muito bom!Nham Nham!

  5. casorionet says:

    Ai ficaram tudddoooooo…..Esquece as coisas ruins, pensa que vc é foda e ficou lindo…. rsrsrsBjinhooooooooooooooooooSaudades

  6. Sammia,Já tinha comprado toda a parafernália para me aventurar no mundo dos cupcakes quando vi os seus. Ficaram lindos! Vou tentar fazer as duas receitas que você postou e, em uma próxima vez, farei os de nutella e de maracujá.Quero fazer biscoitinhos e os cupcakes para o Chá de Panela da minha filhota. Vou ter que treinar muito! rsTenha uma ótima semana e continue a ser a nora que toda sogra gostaria de ter, apesar dos pesares.Bjins,Tânia

  7. Julie says:

    querida, ficaram lindos!Eu também sou xiliquenta, me estresso, a sorte é que o meu baby tb esfria a cabeça e segura minnha mão.beijos

  8. Namorida says:

    Nossa, nem te conto, o Namorido é o Rei das Gracinhas… rsrsrsMas querer enfiar a sua cara no bolo para o Trash The Dress supera qualquer coisa… kkkkkkkkkkkk!Ficaram lindos seus cupcakes, mesmo depois do trauma…E como já disseram, logo logo vc terá uma cozinha pra chamar de sua, e esses problemas não farão mais parte de sua vida.Bjssssssps.: pode deixar que assim que chegar a revista eu te aviso sim.

  9. je_parra says:

    Ai Sammia só digo uma : Vc é corajosa viu…Ainda bem que o final de semana passou né…dias melhores virão flor…=DBeijos Jé

  10. Luciana says:

    Ah, sogras…. O que dizer?! heheheNão liga não!Uma boa semana!

  11. Juliana says:

    Sammm ficaram lindos viuuu mesmo com a invasao… não esquente!!! logo vc vai ter sua cozinha e fará varios vou tomar nota da receitabjoos

  12. Mônia says:

    Ah não fique assim Samia….Logo, logo vc terá sua própria cozinha e nada mais disso acontecerá.o importante é que vc conseguiu fazer e ficaram ótimos.BjusMônia

  13. Oi Sammia, que chato a historia com a sua sogra e o outros membros da familia. Eu reagiria como você com certeza. Se voce quiser baixar os dois ultimos albuns do revenge, entra no http://www.revenge.com.fr/ é gratuito…Ando esprando o carteiro ansiosamnte…rsssBeijos

  14. Gata parabéns!Ficaram lindos!!!Desconsidera os seres invasores de cozinha e fica feliz pq vc conseguiu!Ah,obrigada pelo comentário…tava precisando de uma forcinha…Finalmente tô te seguindo…uhu!Bj!

  15. Bia Malfatti says:

    Olha que pro embrólio que foi os cupcakes ficaram ótimos!!!!Muito bom, Samm!!!super beijo

  16. Ai, amiga, que trauma! Nessas horas eu dou gracas a Deus por morar sozinha! rsrsrs Mas espero que tenham ficado bem gostosos! Eu fiz bolo lá em casa tambem no fim de semana, valendo como teste para o mini-buffet do mini-casório. Vou postar nos proximos dias as fotos! Bjinhos!

  17. Poliana says:

    Sammia querida, que chato!Mas valeu a tentativa e devem ter ficado deliciosos!!Bjs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: