Tutorial Photoshop: Parte I

Mudernidades. O que seriamos de nós sem elas? Am? Você consegue hoje em dia se imaginar sem internet e seus artifícios-articulosos-magníficos? Consegue? Eu não!
Pois hoje eu farei mutcho uso da muderna internet, alias, do muderno Photoshop.
Hoje começo uma série de posts (não em seqüência) de tratamento de imagem por esta ferramenta. Eu tomei o cuidado de separar dicas de todos os níveis de conhecimento e graus de difículdade. Para coloca-las em prática só será necessário paciência e o photoshop instalado em seu computador.

“Mas Saaaaaaaaaammia eu não tenho photoshop, o que eu faço?!”

Bom, compre um, hehehe ou use-o emprestado de alguém. Cuidado ao adquirir os CDzões piratas para não danificar seu pc. Se mesmo assim você está muito sem grana e ninguém tem, me mande um email que eu ensino a baixar um na internet :P hauahuahauahuahauahu (segredo hein!!)

Vamos lá.

Este efeito é simples e vai ensinar a destacar um objeto colorido de um fundo desaturado em escala de cinza (P&B). Vá praticando, pois quando os seus convidados enviarem as fotos que eles mesmos tiraram você já estará craque em deixa-las “profissas” hehehe.

1- Vamos começar selecionando as áreas que iremos resaltar na foto, no nosso caso vamos deixar com cor só os Buquês, o resto tudo vai ficar desaturado (escala de cinza). Na barra de ferramentas você encontra dois botões assim:

O primeiro é “Editar no modo Padrão (Q)” e o segundo “Editar no modo de mascara rápida(Q)”, esta selecionado o primeiro que é “Editar no modo padrão”, selecione o do lado “Editar no modo de mascara rápida (Q)”.

2-Selecione a ferramenta “Pinsel (B)”, e precione “D” no teclado para as cores ficarem preto em primeiro plano e branco em segundo. Escolha um formato de pinsel sólido com o tamanho médio. Mude o formato na barra de propriedades na parte superior da tela.

3- Agora va pintando as partes que quer destacar, no meu caso os buquês, fica assim:

Essa cor vermelho é natural da ferramenta, é claro que não ficará assim.

Não ligue se você pintar demais , é so pressionar “X” que as cores primárias e secundárias invertem e você retira o excesso de seleção, volte ao normal as cores precionando “D” para selecionar. Se preciso dê um zoom com “Ctrl +” ou diminuir zoom “Ctrl -“.

4- Agora volte ao “Editar no modo padrão(Q)” na barra de ferramentas, você verá que esta selecionado o inverso do pintado na seleção.

5- Vá no menu imagem >>> ajustes >>> remover saturação (Shift + Ctrl + U), Presione “Ctrl + D” e tire a seleção.

6- Esta feito, porém, só pra dar um charme vamos colocar um contorno preto na foto. Vá no menu Camada >>> Duplicar camada, vá na caixa de camadas na parte inferior direita e desative o botão do “olho” na camada “plano de fundo”. Crie uma nova camada (Shift + Ctrl +N).

7- Mova a “camada 1” na caixa de camadas para baixo da “copia de plano de fundo”. Selecione a ferramenta “Lata de Tinta(G)”, marque a cor preta e clik na foto. Não acontecerá nada, calma, hehehe.

8- Agora pegue a “ferramenta Mover (V)” e com as abas da foto diminua até aparecer uma borda da espessura desejada por você. Pronto!

E aí, gostaram? Esse foi só o comecinho da aventura, vão brincando aí que em breve tem mais (E mais bonitos que esse, hehehehe, prometo). E se você quiser começar a aprender mais sobre photoshop e suas várias facetas fantásticas, entre neste site e aprenda muuuuuuito mais :)

Beijos, bom final de semana!

UPDATE: A Jane me lembrou de outro programa com as mesmas funções do photoshop que vocês poderam baixar “livremente”, o nome é GIMP. Meu sistema operacional é o linux e já vem com o Gimp e garanto que é a mesma coisa. Você que utiliza Windows também se favorecerá dele numa boa. Para encontra-lo é só ir ao google e digitar “Gimp download free”. Qualquer dúvida, estamos aqui :)

Leia Também:

Sobre Sam
Criou o CSG em 2009 e de lá pra cá não desistiu de provar que é possível se casar com a grana que se tem!

19 Responses to Tutorial Photoshop: Parte I

  1. Cacau says:

    Amei as dicas pois era isto mesmo que estava procurando, mas tô me sentindo um tantinho burra, não sai do 2ºpasso rsrsrs pode?! Dá para me explicar passo a passo e por email (Tô pedindo d+)? Bjs, ansiosa e no aguardo. PS: já estou te seguindo.Ana

  2. Karina says:

    oiee… bom, gostaria de saber se você ainda quer ficar com as peças, a blusinha verde e o sapato de verniz?me mande um email, estou indo viajar na quinta e só volto daqui a 15 dias… se quiser, email-me pra combinarmos a entrega essa semana aindabeijooosskarinaanna_karina7@hotmail.com

  3. esse post me faz lembrar q tenho q instalar meu ps nesse pc (troquei ele em janeiro e ainda não instalei, acredita?)comenta no carpe diem, q é o q leio sempre.o outro (de dieta) é só de vez em qdo.e a lista en~tao, é só um controle meu.Uma ótima semana para você!!!!/(,")\\./_\\. Beijossssssssss_| |_…………….

  4. Fica com medo não!…KKKTá,lá vai…VOCÊ ACEITA SER MINHA MADRINHA VIRTUAL?Bj!

  5. te mandei um email contando dessa figura. eu tinha ignorado, mas como ela insistiu, resolvi responder no blog mesmo. ;-)

  6. Carol says:

    Olaaaaaaaaaaaa!Bem, eu nao viveria sem ps.. nao mesmo!!! Acho muito legal vc ensinar essas coisas pras noivinhas (ou nao noivinhas) pq muita gente nao sabe mexer e é muito tranquilo!!!Beijinhos viu?!

  7. Julie says:

    Oie… Ah! o Photoshop… Vou me aventurar um dia. Enviei minhas fotos para a montagem do albúm tudo com observações do tipo :" Tira essa ruga da cara da minha sogra".Nem quero saber em quanto tempo vai ficar pronto, pedi tanta coisa que nem imagino o trabalho q deve dar, rs.bjs

  8. Oi minha queridissima…Antes de mais nada: MUITO OBRIGADA! Você é meu anjo virtual. Nao preciso dizer mais nada…rsSegundo, como moro com o mestre do photoshop, qualquer coisa que voce queira fazer em termos de tratamento de foto, é só me dizer. Ele uma fez fez um lifting em uma foto minha e ficou linda…hahahahaBeijos e otimo sabado para voce…

  9. simpismente amei seu blog, eh bem aquilo que eu preciso hehe!!!vou segui-lo tah!!!bju!

  10. simpismente amei seu blog, eh bem aquilo que eu preciso hehe!!!vou segui-lo tah!!!bju!

  11. Amei a dica, sempre quis aprender a fazer isso…Bjs!

  12. Gata,sou pobrinha…manda o segredo pra mim????fazendomeucasamento-blog@yahoo.com.brBj!P.S.:Tenho um pedido muito sério pra te fazer…

  13. Marcelly says:

    Nossa amei a dica, eu tenho o photoshop instalado no meu pc, mas, até hj num aprendi mexer em quase nada nele, rsrs !Bjo !

  14. Nossa adorei a sua dica, aliás sua dicas sempre são ótimas!!!Vou te seguir no blo pra não perder sua dicas!!Se vc tiver algum programa ou conheça algum programa (barato) que eu consiga fazer os convites do meu casamento eu iria adorar!! já tentei nos programas básico e confe~sso q não obtive sucesso!!bjos e obrigada pela dica.

  15. Bia Malfatti says:

    Ahhh essa menina!!! Sensacional!!! Não existe uma pessoa que não queria saber como manipular esse raio desse programa. Amei!!! Vc podia depois do photoshop fazer uma de flash!!!!!!bjo amore

  16. Vc não tem noção de quanto tempo eu tento entender como usar esse efeito!Fiquei tão feliz com a aula e tentarei colocar em prática. Adorarei todas as dicas.Bjs

  17. May says:

    Adoreeeeei sua dica. Sempre quis fazer uns truquezinhos no photoshop mas acho que ele não vai muito com a minha cara, tudo q eu faço fica horrível kkkk. Depois vou tentar fazer esse aqui. Bjss

  18. Tá profissa, hein amiga? Mas olha, preciso só fazer uma pequena errata: "saturada" é COM COR. A imagem em tons de cinza fica "desaturada". ;-)Sobre baixar programa, CD pirata e etc, isso de fato é uma discussao longa. Mas para quem não tem Photoshop, nao pode comprar e nem pode (ou nao quer) baixar, tem o Gimp. É um editor de imagens que faz as mesmas coisas que o Photoshop, mas é GRATUITO! É só baixar LEGALMENTE da internet diretamente do site e mandar ver! Beijo!

Deixe um comentário

