Vamos bater um papo?

Bom, já faz tempo que eu queria conversar umas coisinhas com vocês. Prometo que será rápido e prometo também que se você é uma moça bem educada e bacana vai me dar razão.
Já faz um tempo que corre em alguns blogs uma certa insatisfação com a história do Plágio. Eu e a Jane sempre conversamos sobre, sempre. Já aconteceu com agente e não foi só uma vez. Já fomos plagiadas por blogs grandes e famosos. É chato, é triste e é desnecessário. Ontem foi com a Cinderela e com outras meninas, mas acredite, isso é antigo. Então hoje eu quero “dar sugestões” para todas, não só as novas, porque tem muita blogueira de muita estrada que comete o mesmo erro. Eu não quero ensinar, muito menos encostar alguém na parede, pelo contrário: É um papo aberto, tranquilo, sem brigas e sem baixaria. A àrea dos comentários é aberta, fiquem a vontade para expressar suas opiniões, mas por favor, com muita educação e sem ofensas, ok?

Como funciona esse treco todo de plágio e como evita-lo?

É assim: Consideramos plágio o ato de “roubar” idéias de um criador. Por exemplo: Eu crio um tutorial MEU com minhas fotos e com a minha mão na massa e ponho no blog com minhas palavras explicando. Daí vem alguém, copia tudo, posta no blog dela e não cita a FONTE de onde veio. Logo subentende-se que foi ELA que fez tudo. Então esta ERRADO e a blogosfera parceira que trabalha para criar conteúdos novos e diferentes reprova. Até porque nós queremos NOS AJUDAR e não denegrir o trabalho do colega blogueiro.
Para evitar é simples: Gostou de algo que viu no blog X e quer usar no seu? Se você está sem tempo de mandar um comentário e pedir permissão de usar o que víu…tá…tudo bem…Poste no seu blog mas NUNCA se esqueça de dizer: Veio daqui, do blog X. É muito importante dar créditos ao criador, não para inflar seu ego, mas como uma forma de agradecimento pela sua contribuição na blogosfera. Ah, isso vale também para blogs estrangeiros, sim senhoras, viu?

Vale foto? Siiiiiim. Imagens depois de postadas em qualquer lugar ficam flutuando por aí…no universo Google, por exemplo, logo tornam-se objetos públicos e não adianta chorar o leite derramado, deixa a galera usa-las com o bom senso, se possível. Agora, evite ao máximo copiar as PALAVRAS do autor, chega a ser até tonteira uma coisa dessas. Mesmo que o blog X tenha copiado o que você pegou, de um outro blog, evite cometer o mesmo erro: Crie pelo menos um texto SEU para a imagem, crie uma opinião…faça diferente…ta bom assim?
Ah, e de preferência antes de postar revise o português e a estética em geral do post. Uma das coisas que afasta leitores nos blogs é justamente isso.

Ok? Tudo certo? Todas vivas, bonitas e felizes aí?
Olha gente, não somos mais crianças, portanto sem briguinhas ou bicos tá bom? Esse post não foi indireta e nem reta, não tem nenhuma carapuça aqui para NINGUÉM, foi (digo e repito) apenas um bate-papo para que as coisas parem de ficar tensas entre nossas amigas de blog. Vamos aprender com os erros, amadurecer e se for o caso, pedir desculpas.

Sim, de coração, eu amo cada uma de vocês! :)

E antes de ir embora nesta sexta-feira sem graçona eu quero contar uma coisa minha para vocês:
Ontem entregamos o restante da documentação para o financiamento do nosso apartamento na Caixa Econômica \o/
Após um perrengue nas ligações com a construtora (Até comentei com a Ci), comprovantes, holerites e assinaturas…ufa, enfim, agendamos nossa entrevista na Caixa!
Se tiver alguém que ainda me ame aí depois do papo de hoje, hauahauhauahuhaua, peço que torça por nós nesta última etapa da compra da nossa casa :D E se tiver alguma curiosa de plantão, deixo aqui a imagem da planta.

Meu “apertamentozinho” de 50m² ^^

Beijos e um bom final de semana!

Leia Também:

Sobre Sam
Criou o CSG em 2009 e de lá pra cá não desistiu de provar que é possível se casar com a grana que se tem!

13 Responses to Vamos bater um papo?

  1. Ale says:

    Ahh estou te linkando!!Bjus

  2. Ale says:

    Oiii Adorei seu blog!!É a 1º visitinha de muitas!! E adorei a sua abordagem sobre o assunto de plágio! Concordo mesmo!Me faça uma visitinha, bjus

  3. Menina que absurdo mesmo esse lance do plagio. Excelente post. Parabens pelo apt, a conquista de mais um passo na sua vida. Muitas Felicidades

  4. Bia Malfatti says:

    È fogo, parei de colocar fontes em algumas das imagens que posto, por causa disso. Comecei a ver coisas que pesquiso, que tenho trabalho de ir atrás pra ajudar noivas com dúvidas, postados em outros lugares como se elas é que tivessem feito tudo. VTNC!! Traduzindo vai tomar no….Desculpa Samm, mas não dá pra ser chique assim!!!bjo e adorei o post, só espero que quem precisa ler, leia!

  5. Que isso amore,a gente continua te amando. Mas quem ama tb tem que conversar coisa séria,certo?Concordo com td o q vc disse.Qto ao tuto do véu,se estiver sem tempo pra traduzir manda pro meu e-1/2fazendomeucasamento-blog@yahoo.com.brParabéns pelo apê!Vai dar tudo certo!p.s.1:Não vou publicar o tuto,é pra uso pessoal mesmo…kk.p.s.2:Se precisar conversar com alguém tb pode me mandar um e-1/2,ok?Bj!!!!!

  6. Marcele says:

    Concordo em tudo q vc escreveu, rsrs !E boa sorte com o lar doce lar viu ?Beijocas !

  7. Silvia says:

    Oie lindona, saudades!Nossa fiquei chocada com essa coisa de plágio, é sério que rolou isso? Eu realmente não consigo acreditar que alguém seja capaz disso… E o pior é que eu fiz faculdade de Moda onde todo mundo copiava todo mundo (não é a toa que abandonei o meio).Sabe o que ontem me veio a cabeça? Aquelas pedras de aquário que você mostrou. Eu ando pensando em coisas diferentes e lembrei daquilo, depois eu te conto com mais detalhes.Beijocas!PS: Por falar em plágio, a Stephany Brito "plagiou" meu convite de casamento =PPPPP Zoando, mas desde que ele saiu em uma revista de noiva, tenho certeza que já fizeram um monte quase igual.

  8. Rô. says:

    Oi querida, continuo te amando,rs, concordo totalmente com o que vc disse… e confesso que tenho colocado algumas imagnes sem fonte, o problema é que pego em orkuts de coisas casamentícias, e estes não têm fonte…. aí já viu…mas comecei a me policiar, e neste último post já citei fontes… Mas não vejo a menor graça em copiar um texto… nossa, o meu blog é meu, minha cara, minhas coisas, não me permito colocar um texto de outra pessoa nele…Bjocas querida!Ah e parabéns pelo apartamento!!!

  9. Adorei a sua dica……E particularmente me indentifiquei com o seu apartamento pq o meu é do mesmo tamanho e vou passar pelo processo mês que vem do Ap. É uma burocracia danada, estamos organizando os documentos agora e não vejo a hora de poder ver esse sonho concretizado. Vai dar tudo certo!!!! vou torcer por vcs. PS: adorei sua dica da fita no cabelo no post abaixo…..continua nos dando dicas please!!bjos…

  10. Ci says:

    eita! hahaha mas aqui, ta certo isso! eu não concordo em plagiar, isso, ou é preguiça ou falta de criatividade. ou as duas coisas juntas! adorei o papo!rs.quanto ao apto, ai filha… ja ja vou passar por isso na caixa! o meu esta na boca da butija pra ser entregue! ai… nao vejo a hora!beijão!

  11. ah, claro… Parabens pelo apartamentozinho! Vai dar tudo certo e vai ser lindo! Beijocas!

  12. Vanessa says:

    Muita sorte com o apartamentozinho!!rsrsrs tomara q dê tudo certo e que eles aprovem o financiamento!! vai continuar sendo minha vizinha ou o ap é em SP? eu estou na reforma da minha casa…dá um trabalho viu!! rsbjãoo

  13. Vale lembrar que alguns blogs tem seu conteúdo protegido e é importante dar atencao a isso. Se for "Todos os direitos reservados" nao é pra publicar NADA. Sorry, mas tem que respeitar. Se for "Alguns direitos reservados" (casos Creative Commons, que já citei lá no blog), é preciso verificar quais as ressalvas e respeitá-las. Citar a fonte está subentendido para conteúdos nao protegidos, que sao a maioria, por uma questao de ética. Mas plagio de conteúdo expressamente protegido é o cumulo da cara de pau! Beijos!

Deixe um comentário

