Manifesto de próprio punho:Calígrafo pra quê? Parte 2

Bonjourno ragatsas!
Hoje darei início a uma parceria mais que bem vinda com a minha amiga Jane para falarmos sem travas na lingua assuntos interessantes que achamos dignos de um debate. Mais ainda: De um manifesto! Isso mesmo. Até por que não temos a sorte de nascer dotadas da facilidade de concordar com tudo que nos é empurrado pela vida. Se fossemos assim, que chatice seria viver. É por isso mesmo que o ser humano tem direito a livre expressão de seus desejos e medos. Então eis aqui mais um espaço para expressarmos os nossos. Fiquem a vontade para concordar ou discordar, se desejar fazer o último, seja educada e não desça do salto ok?
O tema de hoje é: Caligrafia em convites.
Verdade seja dita: calígrado é um custo absolutamente dispensável. E, inspirada pelo manifesto que fundamenta esta afirmação, resolvemos deixar aqui uma dica para deixar os envelopes dos convites de casamento mais bonitos, sem precisar pagar uma pessoa para ficar escrevendo um a um para vocês.
Bem, somos da opinião de que caligrafia é algo pessoal, faz parte da sua identidade. Logo, contratar um calígrafo para escrever os nomes dos convidados nos envelopes é a mesma coisa que escolher imprimir o texto com uma fonte bonita numa boa impressora. É tão impessoal quanto.
Mas, se mesmo assim você quer aquele “quê” de convite personalizado de verdade, então faça-o de próprio punho. Literalmente.
Para isso você precisa de quatro coisas:
– uma caneta de caligrafia
– uma boa tinta (somos a favor da preta)
– paciência
– saber escrever
A caneta de caligrafia tem uma ponta “achatada” que permite que a espessura do seu traço varie enquanto você escreve. É justamente no domínio dessa variação de traço que está um dos segredos de uma bela caligrafia.
O segundo segredo é ter a caneta certa, com a ponta na espessura certa. As canetas mais baratas são as de ponta porosa. “Quebram o galho”, mas você perde precisão. Em canetas com pontas de 2mm, você quase não percebe a variação do traço. As melhores ainda são as canetas tinteiro. Os preços variam de acordo com a marca. Parker e Lamy tem sua qualidade internacionalmente reconhecida, mas para quem não pretende ser calígrafa profissional, creio que seja possível encontrar marcas intermediárias mais em conta. E quanto a espessura da ponta, vai depender do tamanho da sua letra. Mas, para envelopes de convites, uma caneta com ponta de 1.8 ou 2 mm já está de bom tamanho. A Jane comprou uma de 2.3 mm e está achando muito…
O terceiro segredo é a tinta. Algumas tintas são mais “aguadas”, outras são mais sólidas. Comprar “tinta preta” é genérico demais. É importante saber que tipo de efeito você quer no convite. Pode ser o preto sólido fosco, o preto brilhante ou o preto “aguado”. É uma questão de gosto.
E o quarto segredo é treino. Não compre uma caneta e saia direto escrevendo seus ricos convites, a não ser que você já tenha feito isso antes. Treine o máximo possível. Escreva a sua lista de convidados, escreva cartas de amor para o seu amado, escreva os compromissos na sua agenda, os recadinhos de telefone da família, o cartão de aniversário da amiga. Quanto mais você treinar, mais você vai dominar a caneta.
E por fim: Seja paciente. Ao escrever seus convites, não tenha pressa. Escreva com calma. Com pressa a tinta pode falhar e você pode precisar “remendar” a escrita. Se você é assim como nós e não consegue escrever em linha reta, faça um traço fininho a grafite para orientar a escrita e, depois que a tinta secar, apague de leve com uma borracha macia. Programe-se para fazer isso com antecedência. Você não precisa escrever todos os envelopes de uma vez. Escreva aos poucos.
Bem, não somos calígrafas profissionais. Toda dica que escrevemos aqui é baseada no treino da Jane. A imagem é um dos seus treinos. A sua primeira caneta de caligrafia foi de ponta porosa. Ela se divertiu no início, mas logo começou a sentir falta de uma com mais precisão. Ainda está na fase do treino, e está se divertindo! E só o fato de que seus convidados vão receber um convite escrito pela própria noiva já faz com que valha muito a pena! Ou ela faz assim, ou escolhe uma fonte bacana e manda imprimir tags para amarrar com fitinhas no envelope, ou imprime no próprio envelope. O que também não seria ruim. É uma solução que se aplica bem a noivas práticas. Afinal, nem todas tem paciência ou são bem resolvidas com a própria letra para escrever os próprios convites.
Achamos que vale a pena. Mesmo que uma caneta tinteiro pra caligrafia não seja exatamente uma pechincha, ainda sai mais barato do que contratar um calígrafo, além de ser personalizado de verdade.
Gostaram? Querem saber mais a respeito? A parte 1 deste texto e mais algumas dicas você encontra no blog da minha amiga Jane. É só clicar aqui e conferir :)
Beijos!
Leia Também
Sobre Sam
Criou o CSG em 2009 e de lá pra cá não desistiu de provar que é possível se casar com a grana que se tem!

17 Responses to Manifesto de próprio punho:Calígrafo pra quê? Parte 2

  1. Lara says:

    Eita essa eh das minhas, também estava nesse dilema pensnado pra que calígrafo?? se o próprio convite eu mesma vou fazer?Posso dar uma caprichadinha na letra, mas acho que não consigo escrever com essas canetas profissionais e com tinteiro.Fica muitooo brega se eu mesma escrever com caneta para cd, de ponta bem fina??vou tentar escrever alguns e posteriormente posto no blog pra q confiram.Ahh lembrei que tenho uma amiga bemm intíma com a letra super linda, seria demais pedir pra ela uma ajudinha??beijoss

  2. Estou para te dizer faz tempo de que a-d-o-r-o seu site…!!! De verdade!!! Já indiquei para várias amigas do trabalho, pois foi usando as dicas que voce nos dá que estou com quase tudo preparado… e basicamente 80% feitos por mim mesma…dá mais trabalho, mas a economia faz valer a pena…Aproveitando isto, queria dar uma dica que para mim serviu muito… Imprimir no verso do convite… Quer melhor caligrafica que a de um bom computador???Fiz assim com os meus…e achei que ficaram muito bom!beijos!

  3. Anonymous says:

    Que delíciaaaa!!!! Adorei esse blog! e que dicas!! Eu estava com medo de fazer varias coisas, mas agora vou arriscar!!!Caso ano que vem, em Junho, aqui em minas, mas como me formei em sampa, a 25 é o lugar!! Vou querer companhia, hem? beijos e prazer!Fezoca

  4. Vcs duas juntas, ninguém segura!

  5. Tess says:

    Oi, Sammia, muito legal as dicas… A minha avó tem uma letra linda e acho que seria super especial sentar com ela algumas tardes e escrever os nossos envelopes… são coisinhas pequenas que ficam na nossa memória, né… Eu tô pensando em fazer tags ao invés de escrever direto no envelope, assim temos mais chances de errar… rsrsrsrssBeijos!!

  6. Rô. says:

    Apoio, calígrafo entra pra minha lista de dispensáveis. Tenho uma letrinha até que bonita, e posso muito bem fazer isto… não vou gastar meu dinheiro assim…E quanto ao post das balas de cocô, amo estas balas, mostrei seu post por noivo, que tb gosta e ele disse: Vamos fazer? hehehe.bjocas querida!!!

  7. Querida Sammia, nunca mais tive por aki comentando ne?! mas n deixei de ta lendo seus postszinhos taooo uteis!! o do colar do melhor amigo: EU AMEIIII!! rs!e poww quem me dera ter um pouco de talento para o tutorial de hj… mas n custa tentar ne?!bjinhos=*****P.S.: depois me passa teu mail pq quero tirar umas duvidas sobre a compra de ape de vcs pela caixa ta?!

  8. Noivinha Lú says:

    NOSSA!!! ISSO DÁ MUITO TRABALHO… HEHEHONESTAMENTE, PREFIRO UMA FONTE LEGAL NUMA BOA IMPRESSORA! OS MEUS COM CERTEZA VÃO SER ASSIM E OLHA QUE NÃO TENHO UMA LETRA RUIM!!!AMADA, TEM UM SELINHO PRA VC LÁ NO BLOG, QUE ACHEI A SUA CARA…PASSA LÁ!!!BJINHUS

  9. fernanda says:

    acho a idéia de alguém especial escrever nos envelopes muito legal!.. meu pai tem uma letra linda (já repararam como o pessoal mais velhos – nossos pais, avós…-costumam ter letras lindas??) e pedi para ele se ele gostaria de contribuir com essa parte!!! ele ficou super lisonjeado e aceitou o convite!!! vai dar um pouco de trabalho, mas ele se sentiu super valorizado com esse pedido!! e claro, vai agregar uma valor emocional ainda maior ao convite!!! valeu pelas dicas sobre as canetas e tintas!bjs!

  10. Cinderela says:

    apoiado.eu mesma escrevi nos meus convites hehehehe.cansou errei alguns e tive que fazer mas a pratica leva a perfeiçao e o custo do caligrafo foi gasto em outras coisas como o kit festa pra dar aquela animada hehehebeijokas e boa quarta feira

  11. hauhuhuaha mto legal….no convite de noivado… eu o noivo e a sogra que escrevemos ahuahuahauh foi divertido

  12. Luiza Helena says:

    Muito boa a ideia da noiva escrever os nomes nos convites… Um detalhe mais que especial! As dicas tamb são ótimas, já dá uma ideia de como começar…Agora cá entre nós… isso só funciona com quem tem letra bonita, neh?! Eu poderia comprar um Parker super cara e a letra iria continuar horrorosa… kkk (Não tenho uma letra constante, a cada palavra ela sai de um jeito).Vou continuar acompanhando a Jane, quero ver como ficaram os convites!!!bjxxx

  13. Adorei as dicas. E concordo que saber que a noiva escreveu convite por convite é um carinho muito gostoso. Mas a dica das balas de coco…hummm…eu mais que adorei. Amei. Sem falar que eu amo bala de coco.Beijo

  14. casorionet says:

    Cade vc?????sumiu, tenho saudades!!!Bj

  15. Érica says:

    adorei as difas…não fazia a menor idéia que era a caneta do calígrafo que caisava esse efeito de dimensão no traço….putz…vou pesquisar os preços aqui na minha cidade!beiju sammia….saudades!

  16. Ci says:

    bem… eu adoraria mas nao iria conseguir! minha letra até é bonita e tal… mas eu tremo a mão pra escrever com cuidado! huauhauha sempre foi um problema, principalmente na época de escola quando tinhamos que escrever em cartolina! aiii graças a deus ngm me torrava com isso e assumiam o meu papel! huauhauhaunem pensei o que fazer sobre isso nos meus convites! o casamento é em abril e eu na verdade nem comecei a ver essas coisas… acho q to mt calma! rs.bjs

  17. Gostei! :-)Eu defininivamente comprei a minha com ponta grossa demais. rsrsrsAh, vale um detalhe: a caneta preta é a nossa preferida para envelopes claros, obviamente. Para envelopes escuros ou até mesmo pretos, as tintas claras ou metalizadas dao o efeito da foto do post. Mas atencao: a tinta nao pode aguar. bjus

Deixe um comentário

