Dica: Por onde começar? (Parte 2)

Alou lindas, olha eu aqui :D

Às exatas 2:07 da manhã né mas, tudo bem. Tudo por amor, tudo por vocês. Hahahaha
Primeiro às novas: A tia Sam está em semana de treinamento e segunda-feira pega firme no novo batente. Para as curiosas, meu cargo é de recepcionista numa academia paulistana em bairro de gente chicante. Nada meldeos, mas o salário é ótemo MESMO, somando-se ao fato de trabalhar apenas 6 horas em um lugar de gente saudável (hahahaha) que é uma academia. Ah, eu posso malhar de graça também! ahuahauahua \o/
O noivo está acertando os últimos detalhes e aguardando um OK para o emprego novo. Terá de se tornar PJ (Pessoa Jurídica), o que muda tudo na carreira dele: Mais oportunidades, mais destaque no currículo…fora que isso garante a ele tornar-se seu “próprio patrão”. Um pouco de regalia para quem já ralou muito na vida, é muito bom! Hahuahauahua. Parabéns amor (Sei que você lê escondido ;)

Bem, o que eu previa então pode vir a acontecer que é um leve sumiço. Mesmo trabalhando apenas 6 horas. Não estranhem, continuem mandando seus emails e comentários e na medida do IMpossível responderei.

POR ONDE COMEÇAR A ORGANIZAR O SEU CASAMENTO?

Pois sim, muitas meninas já me escreveram, pedindo perdidas, dicas de por onde começar. Outro dia fiz um mega texto para a leitora Jessica Lia e dele tiro o posto de hoje.

Bom, quando agente pensa em casar é claro que vem mil coisas na nossa cabeça e mais mil na tela do computador sendo oferecidas pelas empresas especializadas no ramo. Mas o que temos que fazer é enxugar e MUITO o que nos é oferecido. Para noivas com o orçamento apertado como o meu, procuro desde sempre ajuda-las a pensar com economia para que aprendam a criar um “olho crítico” para as exarcebadas ofertas do mercado. Por exemplo: É normal logo de início apaixonar-se por uma centena de opções de lembrancinhas para os seus convidados. Mas para quê dar bem casados + amêndoas + velas + gravatinhas + um card para o espelinho do carro e bla bla bla se você pode oferecer apenas uma lembrancinha marcante?

No meu casamento terá apenas o bom e velho casado embrulhado numa sacolinha fofa e uma caixinha com um vasinho e sementinhas para os convidados plantarem em casa. Tentei pensar no amanhã, afinal de contas tem coisas que não valem a pena gastar milhões, sendo que o convidado VAI jogar fora daqui a um tempo. Tem dessas bobagens…

Mas para começar antes de pensar nisso, faça assim:

Pegue um caderno ou abra um arquivo de texto no computador e escreva: Check list.
Aproveito para estrear meu check-list no canto direito do blog para ajudar na referência, hehehe.
Descarte sem dó o que você não acha necessário ter e o que pode ficar sem, ok?

Bem, com o check-list na mão o primeiro passo com certeza é fechar: Buffet e Salão. Se tiver cerimônia na igreja tem que fechar com bastante antecedência também.
Olha, eu não sei como é em cada estado, mas aqui em SP existem opções de buffet e salão por 4.000 reais!! (Em breve um desses lugares aparecerá aqui…)
São lugares menores onde dá pra fazer a cerimonia e a festa e já tem incluso no pacote os salgados, doces, bebidas e o serviço. Então dê uma boa pesquisada por aí e não aceite de forma nenhuma pagar mais que 32,00 reais por pessoa num buffet (Isso claro, se você está sem grana…).

Crie sua primeira lista de convidados e depois vá enxugando. Convide poucos e mais queridos.

Quando orçar buffet, comece olhando a opção de salgados e doces : o que tem jantar incluso pode ser o dobro mais caro e só oferece uma ou duas opções de massa com que pode deixar a desejar. Sério!

Dê um tipo de lembrancinha só, como dito anteriormente.
Chame as amigas, a mamis, a sogra ou quem você sabe que pode te ajudar; e coloque a mão na massa para fazer os convites, a decoração (lembre-se que MENOS é MAIS, excessos visuais ficam pesados), caixinhas, enfeites e etc… Bem-casados não são tão difíceis de fazer. Mas as vezes o custo deles na hora da contratação sai tão em conta mas tão em conta que nem vale a pena o trabalhão que dá fazê-los em casa. Esta dica vale para o bolo também, a não ser que você conheça uma boleira de mão cheia :)

Outra dica: Brigadeiros e beijinhos ainda são muito utilizados. Mas para dar um ar de “casamento elegante” neles é só você trocar o granulado comum por outro tipo de confeito diferente. Fica bonito e ninguém vai imaginar que foi você mesma quem fez :)

PS: Diminuindo o número de convidados no máximo possível não será necessário servir muitos doces porque doce enjoa. Logo calcule 3 ou 4 para cada convidado e ainda vai sobrar, pode confiar. Exemplo: 100 convidados = 300 ou 400 docinhos tá ÓTIMO!!

Por último (e uma dica um pouco ousada) eu sugiro para várias noivas que me escrevem, de outros estados do Brasil, que ao invés de gastar uma fortuna comprando as velas e outros enfeites para o casamento no seu estado; se esforcem para usar este dinheiro para comprar uma passagem de ida e outra de volta aqui para SP. Porque? Por que aqui tem a 25 de março, já ouviu falar né?
A 25 de março é UM DOS MELHORES LUGARES DO BRASIL para compra de todo tipo de material, inclusive claro: artigos para casamentos. Aqui você vai encontrar de TUDO a preço de BANANA. Tanto é verdade que eu posto frequentemente aqui no blog dicas de lojas e materiais que eu vou comprando para o meu casamento. Então, vale muito a pena tentar economizar assim. Teve até uma noivinha do Sul que veio, comprou tudo o que queria para a decoração, voltou e quando foi conferir preços na cidade dela ficou tão espantada que me escreveu contando que o dinheiro que ela ia usar para pagar a decoração e a decoradora; ela pagou as passagens de ida e volta dela e da amiga que veio junto, comprou tudo da decoração e ainda sobrou troco. Outro caso de parecido é o da Anita. Lembram da saga dela por São Paulo?
Portanto se um dia vocês decidirem vir pra cá, além de bom negócio já tem uma aliada para dar as dicas dos lugares certos: Eu, hehehe que moro próximo da região.

***

Bem, estas são algumas idéias. Talvez muitas pessoas não concordem, normal. Mas falou de casamento econômico a visão da dona deste blog é esta. E para quem quiser me escrever pedindo mais dicas, fiquem a vontade: casandosemgrana@gmail.com. As respostas podem tardar, mas nunca falhar :)

Beijos!

Leia Mais

Sobre Sam
Criou o CSG em 2009 e de lá pra cá não desistiu de provar que é possível se casar com a grana que se tem!

25 Responses to Dica: Por onde começar? (Parte 2)

  1. Anonymous says:

    Achei o máximo essa dica da 25 de março e acho que realmente vale à pena. Quando me formei, mandei fazer o vestido ao invés de comprar pronto ou alugar e aproveitei uma viagem do meu noivo à São Paulo e pedi que comprasse alguns cristais para colocar no vestido. Ele comprou pra mim muito mais do que eu precisava por um preço infinitamente inferior ao que achei aqui onde moro, Cuiabá – MT. Já pensei várias vezes em ir à 25 de março para comprar algumas coisas p/ meu casamento…se eu for mesmo vou entrar em contato com você pra me ajudar em hehehehe…Bjos e parabéns pelo Blog que está cada vez melhor!

  2. Oi querida, sou nova por aki, e como de praxe, vou casar!Sou do interior de SP, e mesmo sendo o mesmo estado, tudo aki no interior é uma FACADA! =XEstou combinando de ir com algumas amigas, mais pro meio do ano…Não conheço absolutamente nada na capital, fui na 25 uma vez só, a busca de mimos (que minha prima queria comprar).Se importaria em me ajudar? Todo o help é bem vindo!Sou seguidora fiel agora, adorei o blog! Mesmo que eu não seja lá a SENHORA ECONÔMICA rs, quero adaptar algumas idéias que vi aqui pro meu casório, e vi que dá pra economizar em bastante coisa!Aguardo um coment resposta kerida!Beijinhos~Rafa

  3. Tess says:

    Oi, querida, como sempre indo ao resgate das novas-noivas rsrsrsrs.Adorei as dicas, como sempre, e não vejo a hora de ir a SP (vou usar a desculpa de comprar coisas pro casório pra te convencer a me conhecer ao vivo!!!) rsrsrsrsBeijocas!!

  4. May says:

    Um dia eu apareço ai em SP pra fazer comprinhas rsrs. Vou ficar muito feliz se você me acompanhar Sam!Bjss

  5. Luiza Helena says:

    Oi Sam…Q bom q a maré tá mudando p vcs!!!Casar literalmente sem grana é trágico… rsbjxxx

  6. Carol says:

    Menina vc tá muito expert agora em ajudar noivinhas, hein??? Que mocinha aplicada!!!Agora trabalhar 6 horas… que tudoooooooooo!!!! Muito bom!!!!Eu tb sou PJ e nao gosto muito nao.. mas depende da area… agora todo mundo tá fazendo assim.. sai mais barato pras empresas… Beijinhos!

  7. Samia q coisa bôa a noiticia do novo emprego, adorei, adoraria trabalhar em uma academia como recepcionista, hum só gente bonita hahah e podes malhar de graça…OOOOutra coisa te juro fiquei tão feliz com a noticia do seu emprego q o salário é bom… tão memso q parece q foi comigo, q coisa né?Feliz por ter meu nomezinho no seu blog lalalala… rsrsLindona mt bôa sorte no novo empreggo e q essa nova fase bôa traga mais e mais coisas boasmilhoes de beijosAdoro vcAnita

  8. Tatiane Dias says:

    Sugestão: sou uma nova leitora do blog.Gostei tanto que queria ler todos os post. Só que se eu começar do final (quer dizer, das postagens mais recentes não faz muito sentido). E não consegui achar um local com todas as postagens, tipo um menu que na lateral de muitos blogs.Porque você não coloca. Assim, fica mais fácil, pois fui clicando em postagens anteriores e nunca chegou na primeira. Você deve ter milhões de post.Foi só uma sugestão!!!Beijos e obrigada por todas as dicas.

  9. ambos2 says:

    Olá Sam… quero deixar aqui meus parabéns pelo blog. Acompanho a algumas semanas… ps: li ele todinho! Muito obrigada pelo blog! Tem me dado muitas idéias…

  10. Vivi says:

    Olá!Comecei a ler seu blog a pouco tempo, mas já me identifiquei muito com vc!Meu noivo tb trabalha com TI e está desempregado… Estamos passando por uma fase difícile sei como é o que vc passou…Por isso resolvi passar aqui para desejar tudo de bom pra vc e para dizer que estou muito feliz por vc ter encontrado um emprego e seu noivo tb!!!!!!!!!! Espero que tudo dê certo e que Deus abençoe a união de vcs!Um grande abraço,Vivi

  11. Olá, menina vou casar e lógico que seu blog será umas das minhas inspirações, detalhe: tenho só três meses pra organizar tudo literalmente e pior agora sou da sua turma: Casando sem grana.rsrsrs…um dia abençoadobeijos

  12. o assunto do post de hj n poderia ter sido melhor!!com certeza…vc tem altas dicas legais! eu adoro! e eh bem diretas em certos detalhes! outra coisa q adoro!e vou nessa ideia tb de ir a SP antes do meu casorio pq alem de encontrar coisas baratinhas vou encontrar coisas diferentes e modernas do q encontraria no mercado por aki!!bjinhoss Sam!=*****

  13. arrasou! pq se voce se deixa levar pelo que o mercado do casamento oferece, voce vai a falencia! que moda e essa agora de convite e lembrancinha pra padrinhos, presnete pra daminha… eu ja fui madrinha algumas vezes, daminha duas vezes, nao ganhei nada disso e nao me fez falta! A honra em si de ocupar um lugar especial no dia mais importante da vida dos noivos ja e um presente! MAS, quem pode, pode. Eu a principio cortei essa parte.beijo!

  14. Jessica Lia says:

    adoreiii d++ as dicas qndo tu me mandou um email.. e ainda fiquei emocionada em ver meu nome aqui no teu blog…rsrsrso chek list eh algo que tem que ter mesmo e seguir… acho que nesta semana eu fecho com decoraçao e igreja.. os "grossos" das coisas, ja que buffet vai ser na casa dos meus sogros e o espaço/comida é por la mesmo!!:****e parabens pelo emprego!!Jessica Lia

  15. Primeiro, parabéns pelas ótimas guinadas, os ventos estão a favor, uhúúú!!E segundo, menina… que blog é esse? Acho que vou fazer o casório só te consultando… já to pensando em fazer tanta coisa graças a ti… Um linda iniciativa pra quem tá sem muita grana, como euuu… heheheeBjooo

  16. Parabéns pelo trabalho! Que dicas para madrinhas! Bju

  17. Bianca Bueno says:

    Eu preciso saber por onde começar a reforma da cozinha.kkk

  18. Érica says:

    Ah flooor…adorei as dicas de casamento economico e principalmente adorei saber sobre seu novo emprego…já disse que me identifico d+ com vc né?!, então consequentemente torço d+ pra felicidade sua e do noivo!….mas mesmo adorando vc, vc se tornou minha rival nééé????….rsrsrsrsrs….quer dizer que vc é uma das tais 180 noivas desesperadas na lista da belle bellica néééé…..hum….só num fiko chateada pq te adoro =Pai ai…infelizmente mesmo achando que eu tava adiantada descobri que tem milhoes mais adiantadas que eu =(…infelizmente a belle não podera fazer meis noivitchos….maaaaas, bola pra cima =)…vou procurar algo bem legal!bjuuuus flooor…saudades!

  19. Parabéns pelo novo emprego lindona!!!O Dirceu tb é PJ e por experiencia propria digo, fala pro seu noivo separar mensalmente um valor, pois PJ nao tem ferias e nem 13 salario.Mas assim, oportunidades novas chegaram e com certeza td dará certo.Bjao gata

  20. Natália says:

    obaaa! vou bem me aproveitar de sua checklist. :D obrigada.to mentalizando pra vc conseguir esse emprego/projeto noiva em forma. huahuahuahuahuhuae nao fala assim dos preços em sao paulo, nao, q vai haver uma enxurrada de noivas cariocas se mudando praih. aqui eh mto caroooo.

  21. Noivinha Lú says:

    Amore!!! Adorei as dicas!!!Sabe que tô fazendo um "banco de dados" lá em casa, reunindo todos os check lists possíveis e imagináveis, pra depois fazer um apanhadão!!! Amei o seu! Adorei as dicas!Ah! E sabe que depois que li o post da Anita, bem que me empolguei de ir pra SP pra comprar as coisas, pq aqui em Porto Alegre as coisas são caras mesmo!!!Só que daí vc vai ter que ir comigo!!! kkkkBjinhus, linda!!! Até mais!!!

  22. Flor suas dicas estão ótimas..ameii… bjs da MAY =)

  23. Poxa, magoei!rsEu vou dar uma porção de lembrancinhas…rsrs…Mas é pq amo esses detalhes, pra vc ter uma noção me preocupo mais com as lembranças do que com o vestido!rsrsMas essas dicas são ótimas, algo que eu procurei fazer para economizar tb foi fugir dos salões mais disputados da Zona Sul, o que eu fechei já conheço o trabalho, sei que é ótimo, é perto da minha casa e da maioria dos convidados e o melhor: o preço é a metade de outros!!!

  24. Sissi says:

    Lindinha, esse Jaum tá impossível, não?! O mundo é uma ervilha. Na internet então, nem se fale. Não corra não.(vou linkar seu blog no meu; adoro sua ideia do "Casando sem grana" e quando precisar de mim, é só chamar)

  25. Tainá says:

    QUe bom que está de volta!!!!Fico feliz por você e pelo noivo, que as coisas estão começando a tomar rumo.Essas dicas são preciosas. E quando for a São Paulo comprar as coisinhas para o casório vou te perturbar com certeza, rsrs.Bjs querida!!!

Deixe um comentário

