Contratar ou não um(a) cerimonialista?

Assunto tanto quanto polêmico. Mas não temo nenhum pouco, então falarei sobre.

Já recebí uma meia duzia de emails e já lí em alguns blogs a dúvida do título deste post. Noivas que assim como eu que tem um orçamento curto que não sabem se devem ou não cortar este “gasto” de seu orçamento. No fim, a pergunta é sempre a mesma: “Sammia, o que você acha? Devo ou não contratar uma assessora? Posso chamar uma familiar ou amiga para me ajudar no lugar?”

E eu respondo:

Eeeeeeeeu aaaaaaaacho que NINGUÉM substitui o trabalho deste profissional. Ponto.Claro que se você tentar explicar isso para sua mãe ou sogra, que sabem quão curto é seu orçamento, você ouvirá: “Mas na minha época não havia nada disso! Me casei lindamente e estou casada até hoje e fui muito feliz sem nada disso…”
E sim, ela está certa!
No tempo de nossos pais, os casamentos não exigiam tantos preparativos e preocupações como os de hoje. Tudo era mas fácil de se fazer, de conseguir pagar e de realizar. Porem o que temos de relevar primeiramente é que hoje em dia as coisas mudaram um bocado. As festas ganharam requintes e regras que muitas de nós não abriram mão de forma alguma. Por exemplo: Se você terá uma festa para 200 convidados e não quer que ninguém fique perdido na entrada do salão, ou está perdendo os cabelos pois faltam menos de 2 meses para a cerimônia e você não consegue achar os profissionais finais e não sabe nem por onde começar a organizar tudo; acha razoável perder sua paz se pode contratar alguém que além de te dar a mão em todo tempo ficará ligada nos detalhes para que a sua cerimonia saia perfeita? Estes são só alguns exemplos, há uma gama de tarefas complexas que a cerimonialista desempenha.

Temos ainda a parte dois da pergunta: “…Posso chamar uma familiar ou amiga para me ajudar no lugar?”
Tente não me entender mal, mas eu não faria isso com o MEU casamento, quanto mais com o seu, porquê:

Você pode ter uma grandessíssima amiga que está empolgada a ajudar participando de tudo ativamente. Ela pode sim desempenhar este papel com um enorme sorriso no rosto do início ao fim. Só que o que você deve imaginar é se ela saberá (mesmo combinando tudo direitinho antes) dar conta de tantas atribuições no meio do corre-corre e principalmente se é JUSTO fazer com que ela perca pedaços importantes e até divertidos da festa para desempenhar este papel de rigor.
Você pode ter uma grandessíssima amiga que está empolgada a ajudar participando de tudo ativamente. Só que derrepente na hora do vamos ver, a bonita perde as estribeiras e acabam ocorrendo erros fatais, dos quais só de imaginar você desmaiaria…
E o pior de todos: Sua amiga empolgadíssima e sorridente, sabe se lá porquê, no decorrer de sua festa anda irritada pelos cantos, dizendo a todos que ainda não teve tempo para parar e se sentar para jantar, discutiu com alguém, entrou e saiu da cozinha mais de 100 vezes resmungando alguma coisa…Daí daqui a uns dias será triste ouvir dizer por aí que a pessoa da qual você confiou a ajuda crucial de seu casamento saiu contando aos quatro ventos que foi ELA que organizou tudo e que VOCÊ não estava nem aí pra ela e só queria saber de curtir a festa (?!).

Sério, eu já ouvi falar de amizades que terminaram assim…

Então, meu voto é para que se possível for (Como sempre digo, cuidado com as dívidas…), seja solicitado este serviço. Ficam valendo as mesmas dicas dos posts anteriores sobre negociação de valores e golpes do Constrangimento. E claro, soma-se aí mais uma dose de empatia e simpatia que são fatais nesta “conquista”.

Sei que para algumas meninas que me lêem e sabem do valor que pretendo gastar para o meu casamento, podem achar surreal minha opinião. Disse e repito: Ela é minha. E se você de jeito algum poderá dispor desse serviço eu estarei torcendo para que encontre dentro de você (ou com a ajuda de uma grandessíssima companheira) este toque natural de organização para que seu casamento SEJA PERFEITO ;)

Beijos!

Leia Também:

Sobre Sam
Criou o CSG em 2009 e de lá pra cá não desistiu de provar que é possível se casar com a grana que se tem!

17 Responses to Contratar ou não um(a) cerimonialista?

  1. Mayara says:

    Então… casei com a cara e a coragem, nem pensei nisso!!!Acabou que me atrasei toda e fubequei tudo! Aliás, fubecaram por mim, uma amiga muito bem intencionada resolveu rearranjar o que eu combinei e atrasou tudo! Fora que o fotógrafo se perdeu no caminho e meu pai teve que sair pra ajudar. Fora que eu quase tive um troço quando vi a disposição das cadeiras dos padrinhos! Mas mesmo assim foi um dia e tanto, nunca me senti tão linda e amada pelo meu marido de olhos marejados de emoção! hahaha beijos

  2. O buffet q estou pensando em contratar já funciona como cerimonialista (para a festa). Eu fui visitar um casamento feito por eles e tinha um tipo de coordenador q ficou orientando a noiva, chamava para foto, avisava a banda da entrada, ficava nesses comandos. Claro q eles não vao ver nada sobre o vestido, mas até recepcionista tinha! Como eles providenciam a decoração e móveis tb, acho q será bem completo.EStou errada ou mesmo assim seria bom ter um cerimonialista?

  3. Concordo 100% com vc. Não dá pra abrir mão do cerimonialista!!! Pra economizar nesse quesito, eu contratei uma pessoa que está começando, ainda não fez nome, mas que já tem boas referências. Até o meu casamento ela já vai ter muita experiência e tenho certeza de que vai dar conta do recado. O que não dá é pra ficar sem!!!

  4. Lili says:

    Sammiii…Olha fiz um post recentemente sobre isso.No começo estava relutante e não queria uma ..achava que era dinheiro jogado fora, mas agora vejo o quão essencial é!vc disse TUDObjusss

  5. Beatriz Dias says:

    Concordo com vc. Não sei como ainda existem meninas que acham que podem economizar nesse item!Ele é básico, assim como DJ, comida, bebida… bjs

  6. Anonymous says:

    Pois é. Fui madrinha de um casamento esse ano e a noiva q sabia q sou jeitosa para festas, me pediu p q eu fizesse o cerimonial dela e ao msm tempo me chamou p ser madrinha. N tinha como dizer n, né? Realmente ajudei mto, só q qdo a coisa foi apertando eu pensei bem e resolvi contratar uma cerimonialista amiga minha para fazer o cerimonial da igreja e salão. Eu msm paguei. Foi o literal: "pagar para n se aborrecer".Acho q a noiva n gostou mto dessa minha atitude, mas pelo menos, a amizade continua.Bjks

  7. Cintia Costa says:

    Eu tive a sorte de ter uma amiga que já era cerimonialista profissional e me deu seus serviços como presente de casamento…E, olha, não sei o que teria sido do casamento sem ela, viu. Tem muito improviso de última hora… E vc tem razão, Sams, a pessoa responsável por isso vai perder toda a festa, porque precisa estar 100% concentrada nos detalhes e nos problemas…Se você quiser a indicação da minha, a Pri Harumi, te passo o fone dela!Beijão!

  8. Poxa adorei esse post!! Num casamento a distancia a cerimonialista eh a peça fundamental ou entao ja teria ficado careca e enlouquecido com tantos detalhes.. Acho q eh um dinheiro q vale a pena ser investido.Olha florzinha estou fazendo o um sorteio de natal do Ambiente Vistoriado, da uma passadinha la.

  9. Laís Gomes says:

    Cara…definitivamente sou sua fãheheDesde que comecei a pesquisar sobre casamentos e blogs venho aqui todos os dias.Fico feliz pq a cada dia encontro uma coisa mais interessante que a outra.Fiz um blog tbm, mas o meu é pra dizer as dúvidas e o seu é pra saná-las rsParabéns!

  10. Nossa Sammia, vc leu meus pensamentos amiga!!!Estava(não estou mais) na maior duvida se contratava ou nao, pois o Dirceu ainda ta parado e falta mta coisa pro nosso dia, mas sabe que to meio perdida, acho que a assessoria vai abrir meus olhos e ajudar com que eu nao esqueça nenhum detalhe, sem dizer que tem indicaçoes maravilhosas pra me dar neh.E vc gata, como andam as coisas?Bjao e bom findi

  11. Sam…concordo plenamente! E já tenho minha cerimonialista! Você sempre com dicas show! Por isso adoro tanto o seu blog!

  12. Dani Muniz says:

    Sammia, se eu tiver tempo, vou dispensar a assessorista (acho que é assim que escreve, rs) aquela pessoa que te ajuda a fechar os contratos, ecolher buffet, decoradora etc. Mas o que não dispenso de jeito nenhum é a cerimonialista, justamente para não entrar nestas "furadas" que você contou. Tô planejando sem grana também, mas isso aí é item básico!

  13. Marina says:

    Concordo plenamente. Contratei uma cerimonialista só para o dia e me arrependo de não ter contratado o serviço completo…

  14. Dani says:

    vou fazer uma pergunta tipo nonô correia. +/- quanto sai uma profissional dessa?

  15. Fechei contrato com minha cerimonialista ontem, já me sinto mais segura, sem contar que ela é um amor de pessoa e me deu ótimas dicas, me passou emails de vários profissionais que eu ainda não contratei. É bom demais!Bjokas

  16. Vanessa says:

    Nossa! acredita q estou correndo atrás desse item agora?rsrs..o post caiu como uma luva ..no começo eu achava desnecessário… mais agora q está chegando o dia vejo q é muito importante!! agora estou fazendo orçamentos.. mais tm umas q cobram muito carooo!! bjsss

  17. Concordo plenamente. No tempo das nossas maes a cultura ainda era mais participativa. Hoje nao. Eu fiz um minicasamento pra 36 pessoas, com ajuda de muitos amigos dedicados para TUDO e digo: a unica coisa que me fez falta foi justamente a cerimonialista. Porque eu e Rafa ficavamos nos dividindo entre curtir a festa e os convidados e vigiar o pao de queijo assando na cozinha pra que os amigos tambem pudessem curtir um pouco. Haja coordenacao! E eram so 36 pessoas!Fora os incidentes que eventualmente podem acontecer e que a presenca de uma cerimonialista poderia evitar.A opcao para economizar e contratar pelo menos uma para o dia. É uma pessoa neutra, que ganha para isso e nao para "curtir a festa" e que, por ser neutra, nao vai ter essas crises de magoadinha que voce tao bem descreveu. Beijo!

Deixe um comentário

