Casamentos sustentáveis, sem grana e com PRESENTE: Começa com você


Alôu loucas, oia eu aqui =D

Já diria o velho deitado: Eu tardo mas não falho, hahaha #aloca
Mas bem, hoje além de um post ecologicamente correto eu tenho um presentão pra vocês. Sim sim sim salabim, o post de hoje tem a honra de contar com o apoio da equipe que realiza o SWU Music and Art Festival (!!!)
Mas antes de falar do prêmio, deixa eu explicar o que é o evento: O SWU é uma experiência memorável que vai misturar música e arte entre os dias 09, 10 e 11 de outubro na fazenda Maeda em Itu, interior de São Paulo. O melhor disso tudo é que além de bandas famosas e muita música boa rolando, o festival trará para os participantes o Fórum de Sustentável onde políticos, empresários, pensadores e especialistas irão debater os principais temas sobre o assunto.
E para agregar a temática do evento ao nosso bloguito; eu preparei este post procêis =)
***
Como realizar um casamento sem grana, lindo e ecologicamente correto?
Será que dá?
Bom, cêis já viram que aqui tem café no bule ? Então vamos começar pelas dicas do que tornar sustentável nas Escolhas Pré casament0:
1.Convites
Fora a opção do bom e velho papel reciclado para a confecção dos mesmos existe também um recurso pouco conhecido: O papel semente.
A idéia é que os convites que amarelam com o tempo e acabam por encontrar a lixeira possam ter outro fim. O papel semente pode ser picado, plantado e após algum tempo dele geminam lindas flores. Tendeu? Planta-se o papel e colhe-se flores. Maiores informações sobre o produto e sua forma de fabricação totalmente verde na página da empresa brasileira que patenteou a idéia.

2. Lembrancinhas
O ideal é pensar em três quesitos para a escolha: O que combina com o casal, o que é viável economicamente e o que é sustentável. Um dos exemplos são os lindos vasinhos com plantas. (Neste post eu ensinei como montar uma caixinha com os materiais para que o próprio convidado plante suas sementinhas). Mas existem outras opções pensadas por empresas que trabalham com materiais recicláveis. Vale consultar este diferencial com as que você solicitar orçamento.

3. Alimentação
Valorizar agricultores locais e dar preferência a produtos orgânicos além de ajudar seu bolso e o meio ambiente pode trazer uma variação fantástica no cardápio. A exemplo da foto ao lado onde se tem quesadillas de shiitake orgânico. E olha: Nada se perde no sabor, só se ganha na saúde e na surpresa dos convidados em saber que estão consumindo um cardápio saboroso, saudável e longe de agrotóxicos. E ah, o mesmo conselho vale para a compra das flores…

Cerimônia
1. Cerimônias durante o dia e ao ar livre
Só de juntar todas estas palavrinhas você já deu um passinho pra frente rumo a conscientização. Por que pensa comigo: Casamentos durante o dia tem economia igual ou superior a 70% do consumo de energia. Economiza-se no ar-condicionado, na iluminação artificial e afins. Fora que a natureza se encarrega geralmente

de coroar cerimônias assim com o clima perfeito de romance.
2. Deslocamento dos convidados
Aqui a regra é a mesma para cidades populosas em horário de rush: Muitos carros que se descolam e muito gás carbônico lançado a esmo na superfície. Para mudar esse quadro e oferecer uma ajuda aos convidados sem carro você pode indicar sites como o Coletivu.com.br que organiza caronas.

Decoração
1. Re-utilização
Você já deve estar careca de saber que para economizar e de quebra ajudar o meio ambiente, nada melhor do que re-utilizar. Potes de vidro que se tornam lindos arranjos de mesa são exemplos clássicos mas a partir deles você cria outras possibilidades. Outro exemplo? Enfeites de mesa feitos com cascas de frutas. E antes de torcer o nariz para estas idéias dê uma olhada nas imagens e tire suas conclusões…



2. Flores
Se você tiver a possibilidade de contratar uma decoradora ou uma empresa que preste este tipo de serviço, priorize as que darão um destino melhor as flores transformando-as em adubo orgânico por exemplo.
3. Descartáveis
Evite-os ao máximo. Cuidado com sacolas plásticas, copos, pratos, garrafas. E quando não for possível evitá-los tenha o cuidado e peça que sua cerimonialista e equipe também o tenha em fazer com que todo este material receba a coleta e trato devidos. Afinal de contas o casamento pode ter chego ao fim, mas é preciso pensar também no após
***
Enfim,
São muitas dicas a serem dadas. Mas o importante não é apenas executa-las como se fossem uma nova moda de consicentização. É preciso trazer estas atitudes para o seu dia-a-dia desde JÁ. Afinal de contas sem a mudança de hábitos no seu agora, estas atitudes no dia do casamento não irão ter um valor real para você e para os seus. Pense que toda esta mudança Começa com Você…
E pensando também em alegria (dessas que tem transbordante num casamento) e conscientização que a equipe da SWU me deu a honra de sortear aqui no blog, 1 (um) ingresso para o festival que rola agora no dia 09/10. Mas olha só meu amor: É 1 (um) ingresso na PISTA PREMIUM viu? Infelizmente não é par, mas é PREMIIIUUMM e este você só vê aqui, HAHAHA =D
Para concorrer vide as regras:
– Ser seguidor do nosso twitter (@casandosemgrana)
Tuitar até as 12hs do dia 06/10 a seguinte frase: “Eu quero o ingresso para o #SWU que o @casandosemgrana está sorteando http://kingo.to/i9v #sorteioswu #CSG. Lembrando que quanto mais tuitar mais chances de ganhar =D
Participem e chamem mais gente pra concorrer. A(o) vencedora(o) será divulgado na quarta-feira dia (06/10) na parte da tarde. Portanto bora correr que a promo é relâmpago =D
*Confira a lista de show do dia 09 clicando aqui
Beijos
Leia Mais
Anúncios

Sobre Sam
Criou o CSG em 2009 e de lá pra cá não desistiu de provar que é possível se casar com a grana que se tem!

10 Responses to Casamentos sustentáveis, sem grana e com PRESENTE: Começa com você

  1. Olá, Sammia!! AMEIII o seu blog… Irei casar em julho de 2011, mas so casaremos no civil e faremos uma recepção à noite. Adorei suas dicas, são fabulosas!!Já tive muitas idéias lendo seu blog… Parabéns!!Voltarei sempre para ter novas ideias!!Beijos

  2. noivinha mais cheia de boas ideias eu tou p/ ver!!adoro vim aki economizar minhas ideias…rsrse mo chic o sorteio!!bjoo linda=**

  3. oi samia! simplesmente amo o seu blog. sei que nao é facil ter um csmt ecologicamente correto, na minha casa mesmo tem gente que acha horrivel eu ficar juntando garrafas para a deco, por exemplo. eu fico firme. alias, mas que pensar em nosso cmst, devemos pensar em nossos filhos, sobrinhos pra que eles vivam num mundo melhorzinho que a gente vive ne?passa no meu blog! http://www.carolinaemauriliodaniel.blogspot.com ah! poderia dps juntar os nomes das principais lojas da 25 de março, pois to afim de ir aí mais pra frente.mil bjs

  4. Ava says:

    amei seu post, seu blog e seu comentario em meu relato no casarei.net.bjim!

  5. Muito bom esse post. Eu gosto da idéia do papel semente mas acho que é mais caro. Para o casamento, estou juntando os vidros. Bjss

  6. Márcio says:

    Oi Sammia, adoramos esse post. Tenho uma empresa que se destina a realizar unicamente casamentos sustentáveis, a Ecochic Eventos. A idéia é fazer com que a festa se estenda além do local. Contratar artesãos para decoração e brindes é saber que o seu investimento trará muito mais alegria para as famílias dos mesmos. A festa não acaba com a saída do último convidado, afinal não podemos esquecer que dentro da sustentabilidade está o lado social, e a Ecochic está preparada para pensar em tudo. Para conhecer um pouco mais da gente: http://www.ecochiceventos.com.br.Abraços ecochics! :^) Márcio

  7. Gessica says:

    Menina c deu uma sumida, mais voltou cheia de gás hein.Amo suas dicas!Quero um casamento durante o dia, ao ar livre, e ecologicamente correto e claro, quero economizar ao maximo.Mande mais dicasEscreva mais dicasaMO suas dicase vou adotar suas dicas.sauhsuahsaBeijo

  8. Corrigindo…06 de outubro e não de setembro, né?? hahaha…#aloca!Beijo!

  9. Wowwwww Sammy, é por isso que você é a NUMBER ONE nos "Dez melhores blogs de casamento do Brasil" eleitos pelo DREAM STUDIO! Não só adorei a promoção, como vou participar e twittar e ainda estou aqui perplexo com tanta idéia boa para ter um casamento ecológicamente responsável! Posso postar as dicas no DREAM BLOG e, claro, colocar um link para seu blog? Vamos nos falando! Mil Beijos e passo todo dia aqui pra ver as novidades! – Fernando Belletti – http://www.edream.com.br

  10. Olá!!Muito boas as dicas,não vai dar pra seguir todas mas já comecei pela escolha do papel reciclado e vou tentar aplicar outras tambem!Pena que não estou em SP para participar do sorteio, mas ano que vem estarei mais perto e aí fica mais fácil!Beijo e boa semana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: